Teletrabalho

Objetivos

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

 

  • Conteúdos

        • Teletrabalho
          • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
          • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
          • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
          • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
        • Competências do/a teletrabalhador/a
          • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
          • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
        • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
          • Gestão da confiança
            • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
            • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
            • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
            • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
          • Gestão da distância
            • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
            • Reorganização dos locais e horários de trabalho
            • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
            • Motivação e feedback
            • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
            • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
            • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
            • Controlo e proteção de dados pessoais
            • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
            • Assistência técnica remota
          • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
          • Formação e desenvolvimento de novas competências
          • Transformação digital – novas formas de trabalho
        • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
          • Organização do trabalho
          • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
          • Espaço de e para o teletrabalho
          • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
          • Pausas programadas
          • Riscos profissionais e psicossociais
            • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
            • Avaliação e controlo de riscos
            • Acidentes de trabalho
          • Gestão do isolamento

Apoios: Subsídio de alimentação (4,77€/dia).
Subsídio de Transporte e Bolsa de Formação (se aplicável).