Técnico de Vendas e Gestão Comercial


Objetivos

Esta formação em Técnicas de vendas e gestão comercial dará a conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam ao e-aluno participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos.

Metodologia

O curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios.

As atividades propostas para a ação incluem:

  • Método ativo.
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
  • Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
  • Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
  • Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audiovisuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do saber-fazer.
  • Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.

Programa

  • A Evolução do conceito de gestão de vendas

    – A importância da venda

    – Modelo de vendas

    – O cenário atual de vendas

  • Função Comercial e o processo de venda

    – Os intervenientes de uma venda

    – Funções e competências de um Gestor Comercial

    – Tipos de vendas

  • O cliente e o processo de compra

    – Motivações e necessidades do cliente

    – Tipos de cliente

    – Processo de decisão de compra

  • O Processo de pré-venda

    – Planeamento e organização da venda

    – Definição de objetivos

    – Qualificação de clientes

  • O Processo de venda

    – Comunicação

    – Negociação

    – O contacto com o cliente

     

  • O processo de pós-venda

    – Acompanhamento do cliente

    – Gestão de reclamações

    – Fidelização de Clientes

  • Plano de marketing e estratégias

    – Introdução ao marketing

    – Tipos de marketing

    – Comportamento do consumidor e publicidade