Técnico de Vendas e Gestão Comercial
Objetivos
Esta formação em Técnicas de vendas e gestão comercial dará a conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam ao e-aluno participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos.
Metodologia
O curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios.
As atividades propostas para a ação incluem:
- Método ativo.
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
- Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
- Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
- Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audiovisuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do saber-fazer.
- Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.
Programa
A Evolução do conceito de gestão de vendas
– A importância da venda
– Modelo de vendas
– O cenário atual de vendas
Função Comercial e o processo de venda
– Os intervenientes de uma venda
– Funções e competências de um Gestor Comercial
– Tipos de vendas
O cliente e o processo de compra
– Motivações e necessidades do cliente
– Tipos de cliente
– Processo de decisão de compra
O Processo de pré-venda
– Planeamento e organização da venda
– Definição de objetivos
– Qualificação de clientes
O Processo de venda
– Comunicação
– Negociação
– O contacto com o cliente
O processo de pós-venda
– Acompanhamento do cliente
– Gestão de reclamações
– Fidelização de Clientes
Plano de marketing e estratégias
– Introdução ao marketing
– Tipos de marketing
– Comportamento do consumidor e publicidade