Comercial / Vendas


Destinatários?

Pessoas que exerçam, ou que esperem vir a exercer atividades profissionais que careçam de competências ao nível da venda e persuasão, nomeadamente na área comercial ou afins.

Metodologia

O curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios.

As atividades propostas para a ação incluem:

  • Método ativo.
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
  • Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
  • Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
  • Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audiovisuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do saber-fazer.
  • Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.

Programa

  • Enquadramento geral;
  • Enquadramento dos princípios gerais de venda de serviços;
  • O cliente – o mecanismo de compra;
  • Tornar-se fornecedor;
  • O vendedor – caracterização;
  • Gestão de oportunidades;
  • Gestão de carteira de clientes e carteira de negócios;
  • A venda na perspetiva de marketing;
  • Preparação e gestão das vendas;
  • Organização da atividade de vendas;
  • Prospeção extensiva e intensiva;
  • Avaliação do cliente e o seu potencial – os destinatários finais;
  • Conhecer o cliente e as suas situações;
  • Construir a oferta adequada;
  • Aspetos importantes da comunicação da venda;
  • Roteiro de contacto;
  • Negociação na venda;
  • Condução da ação da venda;
  • Tratar reclamações, gerir situações de conflito;
  • Seguimento e acompanhamento do cliente;
  • Conclusões e encerramento da ação.

Enquadramento geral

  • Introdução e objetivos;

Enquadramento dos princípios gerais de venda de serviços

O cliente – o mecanismo de compra

  • Comportamento do comprador;
  • Tipologia de clientes;

Tornar-se fornecedor

O vendedor – caracterização

  • As qualidades do vendedor

Gestão de oportunidades

Gestão de carteira de clientes e carteira de negócios

A venda na perspetiva de marketing

Preparação e gestão das vendas

  • O processo de venda
  • Preparação da entrevista
  • A mensagem verbal
  • A mensagem não-verbal
  • Abordagem e exposição do produto

Organização da atividade de vendas

Prospeção extensiva e intensiva

Avaliação do cliente e o seu potencial – os destinatários finais

Conhecer o cliente e as suas situações

Construir a “oferta” adequada

Aspetos importantes da comunicação da venda

Roteiro de contacto

Negociação na venda

Condução da ação da venda

Tratar reclamações, gerir situações de conflito

  • As objeções e o fecho da venda;
  • As reclamações.

Seguimento e acompanhamento do cliente

Percurso de aprendizagem